Duelo de Mc's


Fotografia: Alexandre Lopes

Há três anos, um grupo de jovens ligados à cultura hip hop inspirados pela Liga dos MC’s (RJ) decidiu realizar uma competição entre MC’s na porta do Miguilim Cultural, logo ao lado da Praça da Estação. Já nas primeiras edições do duelo, o espaço ficou pequeno para tanta gente que veio assistir. Além disso, a chuva poderia atrapalhar a competição que era feita num local descoberto. Procurando por um lugar mais adequado, logo alí perto encontraram o espaço que há debaixo do viaduto Santa Tereza. Assim começava o Duelo de MC’s, um dos mais importantes encontros de hip hop de Belo Horizonte.


Organizado pelo Coletivo Família de Rua, o evento é realizado geralmente às sextas-feiras, às nove horas da noite, com entrada gratuita. A proposta do projeto é de dar espaço para os MC’s que, em duplas travam batalhas freestyle (estilo livre) ou  temáticas (quando lhes é dado um tema que guia a composição feita na hora). Além das competições o evento também promove shows e dá espaço para outras artes de rua, como o grafite e a dança. Nesses três anos já passaram no palco do evento B. Réu, Nego Duck, Nobe Rimador, Dj Roger Dee, os paulistas Sujeira Brasileira, O Jugo e Enigmatiko,  dentre tantos outros MC’s, Djs e representantes da dança de rua.

O Duelo é marcado pela presença de pessoas ligadas à cultura hip hop, bem como de outras tribos urbanas. Na platéia, é possível encontrar crianças, adolescentes, muitos jovens e adultos, sejam moradores de rua, da zona sul ou da periferia de Belo Horizonte. É um espaço que se propõe democrático e que é organizado por um coletivo que se preocupa com a segurança do local.

Assista aqui o vídeo com algumas entrevistas que foram gravadas durante a edição de aniversário de três anos do Duelo de MC’s, realizada no dia 27 de agosto de 2010. Confira também o blog do Duelo de MC’s: duelodemcs.blogspot.com